About

Olá, sou a Margarida Inacio, mãe de dois adolescentes. Desde sempre que os bolos fazem parte da minha vida. Descendente de uma família Alentejana – concelho de Mértola – cresci a sentir o aroma do pão quente e dos bolos caseiros, em casa dos meus avós, tios e pais. Entrava numa disputa de “acotovelamentos” com o meu irmão mais velho para raspar a taça e a colher de pau, e adorava provar a massa. Contava os minutos e vigiava o bolo no forno que nunca mais estava pronto, e “guerreava” com a minha mãe para comer uma fatia ainda quente.

Há cerca de 4 anos ao preparar os lanches para os meus filhos, percebi que a grande maioria dos produtos existentes no mercado tinham um alto teor de açucar e conservantes e decidi fazer bolachas e bolos para que eles pudessem comer algo doce e saudável.

Recebi da minha mãe a valiosa herança de receitas de bolos e bolachas das minhas avós e tias. Receitas que elas próprias foram desenvolvendo ao longo dos anos, pois a grande maioria destas receitas são o resultado de experiências e mistura de variados ingredientes, parte de toda uma tradição familiar.

Senti que deveria evoluir as receitas e resolvi adaptá-las à necessidade de ter uma alimentação mais saudável incluindo em algumas delas legumes e frutos. O resultado foi surpreendente a nível de textura, aroma e sabor. Mas em Janeiro deste ano (2016) tomei conhecimento que sou intolerante ao glúten e lactose, pelo que a minha vontade de inovar e readaptar receitas acentuou-se ainda mais. E é neste contexto que nasce o conceito de 1001 Migalhas, bolos caseiros, sem glúten e sem lactose.

A minha paixão é poder procurar ingredientes de qualidade, saudáveis, e sentir a textura da massa do bolo, enquanto estou a confeccioná-lo, deliciar-me com o aroma e sabor da mesma e libertar a minha criatividade para evoluir essa mesma massa. O respeito e homenagem que rendo a cada bolo que confecciono é simplesmente permitir que o Bolo respire e transpire a sua verdadeira essência e que a mesma possa ser saboreada na íntegra.

Se me divirto? Sim! Divirto-me muito em todas as etapas de pesquisa, preparação e confecção dos bolos, pois desenvolvo um trabalho que reflecte a extensão de mim mesma, sem prever qual será o resultado final e procurando sempre a opinião dos meus filhos, minhas queridas “cobaias”, para avaliarem de uma forma sincera e honesta o resultado final do meu trabalho.

O meu objectivo é partilhar informação convosco e dar-vos a conhecer outras opções de Bolos saudáveis que possam contribuir para uma melhor qualidade de vida a todos os que procuram este Site, sem doces privações.

“A qualidade de vida de uma pessoa é proporcional com o compromisso que assume com a excelência, independentemente da actividade que exerça.” – Vince Lombardi

Com afecto,

1001 Migalhas por Margarida Inacio

Anúncios