A fruta Anona é originária das regiões do Equador, da Bolívia e do Peru, mas hoje em dia é cultivada nas regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo.
Quem nunca provou uma Anona, uma delícia tropical, à primeira vista não dá nada por ela. Não liberta cheiro que desperte as papilas gustativas, como acontece com outros frutos, nem o seu visual exterior é o mais atrativo.
É uma fruta onde predominam as vitaminas C e B6, alguns minerais (potássio, cobre e magnésio), que se acompanham por uma excelente dose de fibra dietética.
Dois estudos recentes revelam a presença de duas classes de fitoquímicos na Anona: a classe dos flavonóides, e a classe das acetogeninas, em altas concentrações, uma classe que parece possuir efeitos anti-inflamatórios e anti-tumorais. Um estudo publicado na revista Nutrition and Cancer, em Junho de 2011, registou um efeito protetor da anona, por inibição do crescimento tumoral da linha celular MDA-MB-468, no carcinoma da mama.
Há muitos estudos científicos a relacionar um menor risco de aparecimento de alguns tipos de cancro com a ingestão diária de frutas e legumes com estas características.
Sugerimos que siga a sua curiosidade e concretize o seu desejo 🙂 Aventure-se a testar a Anona!
O nosso constante desejo de procurar novas experiências fez com que a Anona seja mais uma fruta para que a nossa alimentação seja tão variada quanto possível.
Este Bolo de Anona revela um sabor novo e único! Então? Atreve-se?
RECEITA:
Ingredientes: 250gr de açucar mascavado de cana integral com stevia; 250gr de farinha sem gluten; 150gr de manteiga vegetal; 3 ovos; 2cl de chá de bicarbonato de sódio; ½ chávena de chá de leite de arroz;400gr de polpa de anona;100gr de miolo de noz; 100gr de ameixa escura seca.
Preparação: Numa tigela bata a manteiga com o açucar e as gemas até obter um creme esbranquiçado. Junte depois a polpa de anona bem desfeita (sem os caroços), a farinha com o bicarbonate de sódio, as frutas picadinhas e o leite.
Bata tudo muito bem. Por fim misture as claras em castelo bem firme, envolvendo-as sem bater. Forre uma forma de bolo com papel vegetal, unte-a com manteiga e polvilhe com farinha. Deite o preparado na forma e leve a cozer cerca de 1hora em forno médio (180°) ou até o bolo estar cozido (teste do palito).
Com Afecto,
1001Migalhas