Praline caseiro no topo do Bolo!

Bolo de Cenoura e Noz com queijo creme e praline

Este é um bolo muito solicitado para festas de aniversário, ou comemoração de datas marcantes. Não é um bolo comum de cenoura e noz, já que a pitada de canela e gengibre dão personalidade à textura do mesmo.  A húmidade caracteristica da cenoura confere a homogeneização de todos os ingredientes e o creme de queijo é o fresco complemento que se funde com o praline, tendo como resultado um conjunto de sabores que combinam na perfeição entre si.

Ingredientes: 150gr de açucar de cana com stevia; 2 ovos; 150 ml de óleo de girasol; 150gr de farinha sem gluten; 1cl de chá de fermento para bolos sem gluten; 1cl de chá de bicarbonato de sódio; 1 pitada de canela em pó; 1 pitada de gengibre em pó; ¼ de cl de café de extracto de baunilha; 150gr de cenoura crua ralada; 100 gr de miolo de noz picado grosseiramente.

Preparação do bolo:

Ligue o forno a 180°. Unte com manteiga e polvilhe com farinha duas formas de bolo de 16cm de diâmetro. Forre o fundo com papel vegetal e volte a untar/polvilhar.

Descasque e pique as nozes. Descasque e rale a cenoura. Reserve.

Numa taça junte o açucar, os ovos, o óleo e bata tudo muito bem até estar bem ligado. Junte lentamente a farinha, o bicabornato, o fermento, a canela, o gengibre e o extracto de baunilha. Por fim junte as cenouras e as nozes, envolvendo muito bem. Divida a massa pelas duas formas e leve ao forno durante cerca de 30min, ou até o palito sair seco do interior dos bolos.

DSC09068

Preparação do topping / praline:

100gr de nozes picadas grosseiramente; 100gr de açucar

Espalhe as nozes  partidas em pedaços, numa folha de papel vegetal, mas não afaste demasiado uns pedaços dos outros. Num tachinho de fundo pesado leve o açucar ao lume em temperatura média. Deixe estar até ficar em ponto de caramelo (vai demorar um pouco, mas nunca mexa, apenas pode ir rodando o tachinho, quando o açucar começar a derreter, de forma a todo o açucar ser transformado em caramelo). Quando estiver bem liquido e dourado (não deixe demasiado tempo ao lume, pois fica escuro e amargo), verta por cima das nozes, tentando que todas fiquem cobertas. Deixe arrefecer.

Preparação do creme:

125gr de queijo creme sem lactose; 250gr de açucar em pó

Numa tijela bata bem o queijo creme com o açucar e bata até ficar um creme macio.

Montagem do bolo:

Coloque um dos bolos num prato de servir. Barre com a mistura de queijo creme e coloque o outro bolo por cima. Barre novamente com o creme. Pode levar ao frio por algum tempo. Entretanto, destaque o praline, já frio, do papel vegetal e coloque sobre uma tábua. Com uma boa faca, corte o praline em pedacinhos (quanto mais pequenos, mais fáceis de comer). Espalhe por cima do bolo e celebre!!

DSC09016

Para qualquer dúvida ou esclarecimento, basta contactar-nos através do e-mail: 1001migalhas@gmail.com

Com Afecto,

1001Migalhas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s