BROWNIE de Batata Doce e Tâmara

Partilho hoje convosco um Brownie sem Gluten, sem Lactose, sem Ovos e sem Açucar, decorado com frutos silvestres.

Existem muitas histórias e lendas àcerca da origem e criação do Brownie. Alguns dados apontam para a região de New England, no nordeste dos Estados Unidos. Mas, podemos perceber que ao longo dos anos o Brownie foi alvo de evoluções e inovações, aumentando a quantidade de chocolate a cada nova receita, ou acrescentando novos ingredientes à receita para obter uma massa ainda mais cremosa, ou simplesmente tornando-o mais saudável introduzindo batata doce e tâmaras :-).

Quando estamos presentes em Eventos gostamos de desafiar quem visita o nosso Stand,  a provar um dos nossos produtos, no qual não estão identificados os ingredientes do mesmo. E no último Evento, os clientes teriam de provar este Brownie e tentar “adivinhar” os ingredientes do mesmo, partilhando connosco o resultado dessa degustação. E o testemunho do Xavier, de 10 anos de idade, foi surpreendente:

“É um Brownie delicioso… talvez o melhor que tenha comido até agora!”

E rapidamente perguntou: “Também é sem Glúten e Sem Lactose, certo?”

Confirmei dei-lhe a conhecer os restantes ingredientes. E a sua resposta foi:

“Wauw, é um Brownie muito à frente e completamente fora da caixa“!!! 🙂 🙂 🙂

A receita de Brownie que partilho resulta numa textura extremamente macia e aveludada. O doce que podemos saborear é dado pela batata doce e pelas tâmaras. Este brownie é bastante particular, pois podemos provar várias fatias sem quaquer tipo de privação. É um Brownie para todas as idades, contrariando as privacões 🙂

A decoração foi composta por frutos silvestres, mas podem decorar com outros frutos frescos ou secos ao vosso gosto, pois todas as combinações são possiveis 🙂

RECEITA:

Ingredientes: 2 batatas doces médias (cor de laranja); 1 chávena de farinha de amêndoa; ½ chávena de farinha de arroz; 1 colher de sopa de óleo de coco;2 colheres de sopa de cacau cru em pó; ¾ de chávena de chocolate sem açúcar; 2 chávenas de tâmaras sem caroço; 1 colher de chá de fermento sem gluten; 2 colheres de sopa de leite de arroz/amêndoa; ½ colher de chá de sal fino.

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180 º C. Descasque as batatas doces, corte-as em cubos e coloque-as numa panela com água suficiente para as cobrir. Deixe levantar fervura e depois mantenha em lume brando durante 15 minutos. Junte no liquidificador as batatas doces, as tâmaras sem caroço e o óleo de coco. Misture bem até obter um puré. Acrescente a farinha de amêndoa, a farinha de arroz, o cacau cru em pó, o leite de arroz, o sal e o fermento sem glúten e volte a misturar bem até obter uma massa macia. Derreta o chocolate e despeje-o sobre a massa, voltando a misturar. Coloque a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno durante 25 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer durante 10 minutos. Remova o brownie do tabuleiro e deixe arrefecer totalmente antes de o cortar em quadrados. Guarde-os no frigorífico no máximo durante 4 dias.

Experimentem e partilhem aqui o resultado 🙂

Com Afecto,

1001Migalhas

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s