Bolo de Cherovía, amêndoa e mel

A Cherovía ou Pastinaca parece-se com uma grande cenoura branca. O seu sabor é uma mistura de cenoura, nabo, avelã e noz, diria quase que lembra Anis. O seu paladar e aroma são únicos. É um reconstituinte, pelos seus minerais e vitaminas C, B1 e B3, rica em hidratos de carbono, potássio, cálcio, fósforo, ferro e fibra. Possui propriedades tónicas, diuréticas, desintoxicantes e anti-reumáticas. A Cherovia pode beneficiar o reumatismo e digestão lenta e acalma a tosse.

Quando tomei conhecimento de que era intolerante ao Glúten e a Lactose, procurei alternativas alimentares por forma a continuar a ter e preservar a minha saúde/qualidade de vida. Das muitas feiras e mercados visitados, foi através das fantásticas compotas da familia Cherosabor que descobri esta leguminosa.

Uma vez que introduzi na minha alimentação diária este legume, em forma de compota, na sopa, e em pratos variados, faltava propor-me a fazer um bolo/biscoitos de Cherovía.

O Bolo de Cherovía é macio, suave, doce… de textura húmida e fresca… podemos combinar com uma cobertura de queijo creme, ou de chocolate ou uma calda de frutos, uma bola de gelado, enfim a criatividade inspira à decoração deste “pecado doce”. Os biscoitos são igualmente suaves e gulosos 🙂 obrigatórios para acompanhar um chá ou cacao quentinho.

Atrevam-se a provar!

Receita:

Ingredientes: 150gr de açucar Mascavado de cana Integral com Stevia; 80 ml de Azeite virgem; 3 ovos biologicos; 30ml de Mel puro; 175gr de farinha de arroz ou outra sem gluten; 1 colher de chá de fermento para bolos sem gluten; 150gr de Cherovia crua ralada; 100gr de amêndoa picada grosseiramente.

Pré-aqueça o forno a 180°. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de bolo e reserve. Pique grosseiramente as amêndoas e reserve.

Bata os ovos inteiros com o açucar, o azeite e o mel, durante alguns minutos até obter um creme leve e fofo. Adicione a farinha, o fermento, a amêndoa e a cherovia ralada. Envolva delicadamente no preparado. Verta a massa na forma e leve a cozer no forno cerca de 30min, a 180°, até que o bolo fique cozido e ligeiramente dourado na superfície. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.

Retire e deixe arrefecer a forma 10 min. Desenforme, coloque numa grelha e deixe arrefecer.

Para os biscoitos, basta acrescentar um pouco mais de farinha à massa para conseguir obter uma massa mais consistente. Colocar a massa no frigorifico durante 30 minutos, antes de ir ao forno. Distribuir colheradas de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal, dando a forma/tamanho que se pretende aos biscoitos. Levar a cozer durante 10min-15min. Após cozidos e já arrefecidos, poderá acondicioná-los dentro de um frasco bem fechado, garantindo a sua conservação por um periodo de tempo longo (1 mês ou mais).

dsc08890

Com afecto,

Até já!

1001 Migalhas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s