A Cherovía ou Pastinaca parece-se com uma grande cenoura branca. O seu sabor é uma mistura de cenoura, nabo, avelã e noz, diria quase que lembra Anis. O seu paladar e aroma são únicos. É um reconstituinte, pelos seus minerais e vitaminas C, B1 e B3, rica em hidratos de carbono, potássio, cálcio, fósforo, ferro e fibra. Possui propriedades tónicas, diuréticas, desintoxicantes e anti-reumáticas. A Cherovia pode beneficiar o reumatismo e digestão lenta e acalma a tosse.
Quando tomei conhecimento de que era intolerante ao Glúten e a Lactose, procurei alternativas alimentares por forma a continuar a ter e preservar a minha saúde/qualidade de vida. Das muitas feiras e mercados visitados, foi através das fantásticas compotas da familia Cherosabor que descobri esta leguminosa.
Uma vez que introduzi na minha alimentação diária este legume, em forma de compota, na sopa, e em pratos variados, faltava propor-me a fazer um bolo/biscoitos de Cherovía.
O Bolo de Cherovía é macio, suave, doce… de textura húmida e fresca… podemos combinar com uma cobertura de queijo creme, ou de chocolate ou uma calda de frutos, uma bola de gelado, enfim a criatividade inspira à decoração deste “pecado doce”. Os biscoitos são igualmente suaves e gulosos 🙂 obrigatórios para acompanhar um chá ou cacao quentinho.
Atrevam-se a provar!
Receita:
Ingredientes: 150gr de açucar Mascavado de cana Integral com Stevia; 80 ml de Azeite virgem; 3 ovos biologicos; 30ml de Mel puro; 175gr de farinha de arroz ou outra sem gluten; 1 colher de chá de fermento para bolos sem gluten; 150gr de Cherovia crua ralada; 100gr de amêndoa picada grosseiramente.
Pré-aqueça o forno a 180°. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de bolo e reserve. Pique grosseiramente as amêndoas e reserve.
Bata os ovos inteiros com o açucar, o azeite e o mel, durante alguns minutos até obter um creme leve e fofo. Adicione a farinha, o fermento, a amêndoa e a cherovia ralada. Envolva delicadamente no preparado. Verta a massa na forma e leve a cozer no forno cerca de 30min, a 180°, até que o bolo fique cozido e ligeiramente dourado na superfície. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.
Retire e deixe arrefecer a forma 10 min. Desenforme, coloque numa grelha e deixe arrefecer.
Para os biscoitos, basta acrescentar um pouco mais de farinha à massa para conseguir obter uma massa mais consistente. Colocar a massa no frigorifico durante 30 minutos, antes de ir ao forno. Distribuir colheradas de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal, dando a forma/tamanho que se pretende aos biscoitos. Levar a cozer durante 10min-15min. Após cozidos e já arrefecidos, poderá acondicioná-los dentro de um frasco bem fechado, garantindo a sua conservação por um periodo de tempo longo (1 mês ou mais).
Com afecto,
Até já!
1001 Migalhas