“É bom prá Xuxu!” – alguém disse.

Este foi definitivamente o Ano do Chuchu na horta dos meus pais e eu beneficiei com a generosa colheita 🙂

O Chuchu é baixo em calorias e rico em água, pobre em gordura saturada e uma fonte rica de fibra dietética. Fonte de vitamina C, Cálcio, Magnésio, Fósforo e Zinco. Embora não seja muito atraente ou exótico na aparência, o Chuchu oferece inúmeros benefícios que ajudam a melhorar a saúde em geral.

Podemos utilizar o Chuchu para sopa, gratinar ou saltear e acompanhar pratos de carne ou peixe. Mas também podemos utilizá-lo para doces e sobremesas. O resultado é fantástico, garanto!

Tal como o espírito de Natal invade a nossa vida, a nossa casa “assim como quem não quer a coisa”, o aroma do bolo de Chuchu invade igualmente a nossa cozinha (e o resto da casa) tendo a particularidade de nos convidar a momentos de sabor inconfundível, tal como o sabor a Natal 🙂

Bolo de aroma bastante característico, que permanece depois de cozido, quer apreciemos ou não as especiarias nele incluidas ou o próprio Chuchu.

A sua textura ligeiramente húmida e leve, proporciona a que cada ingrediente mantenha a sua indentidade e possa distinguir-se dentro da própria massa. Sim, é mesmo isto!

Este Ano temos a garantia de que o nosso Natal 2016 vai ser bom prá Xuxu 🙂 🙂

Aqui fica a receita:

Ingredientes: 170 grs de chuchu biológico ralado; 3 ovos biológicos; 230 grs de açúcar mascavado integral de cana com stevia; 90ml de oleo vegetal (usei Becel); 80 grs de amêndoa ralada; 20 grs de coco ralado; 1 colher de (café) de sal fino;  2 colheres (chá) de canela em pó; 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio; 1 colher(chá) de fermento em pó para bolos sem glúten; 250 grs de farinha de arroz; raspa de 1 limão.

Preparação: Coloque o chuchu, o óleo e os ovos num recipiente e misture com a varinha mágica, ou bata-os no liquidificador. Junte o açúcar e bata novamente com a varinha ou no liquidificador.

Misture todos os ingredientes secos e acrescente-os aos poucos à mistura do chuchu, utilizando uma vara de arames. Por fim junte a raspa de limão e envolva.

Unte uma forma de bolo, polvilhe com farinha e verta a massa. Coza em forno pré-aquecido cerca de 30 a 40 minutos. Faça o teste do palito.

Partilhem aqui a experiência 🙂

Com carinho,

1001Migalhas

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s