Alguém pediu um bolo sem ovos?

Apresento-vos hoje o Bolo Distinto de Cacau, sem ovos, que confeccionei para assinalar o 18° Aniversário do meu filho, Guilherme. Decorei com creme de queijo sem lactose e nozes caramelizadas.

Após muitos pedidos, decidi experimentar uma receita de bolo sem ovos, adaptando-a a farinhas sem glúten, juntando alguns ingredientes que senti complementares. O resultado foi contrastante, completamente “fora da caixa” 🙂

Bolo de contrastes é como posso descrever este bolo 🙂 Um bolo particular, portanto.

De textura húmida, e personalidade forte. Ao saborear a textura húmida de cacau, com personalidade, deparamo-nos com o sabor fresco característico da cereja. Acresce a estes sabores tão diferentes, mas complementares, o creme de queijo juntamente com o apontamento das nozes caramelizadas…..saboreamos e….hummmm….incomum?

Absolutamente Distinto! Atrevam-se a experimentar e partilhem a experiência 🙂

 

Aqui fica a receita

Ingredientes

Massa: 2 colheres (de sopa) de sementes de linhaça; 6 colheres (de sopa) de água; 1 e 1/2 chávena (de chá) de farinha de arroz/espelta; 1 colher (sopa) de amido de milho (Maizena); 1 chávena (de chá) de açúcar mascavado de cana integral com stevia;  1/2chávena (de chá) de cacau em pó; 1 pitada de sal; 1/2chávena (de chá) de oleo vegetal; 1 chávena (de chá) de água quente; 1 colher (de sopa) de vinagre branco; 1 colher (de sopa) de fermento para bolos sem glúten.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Num liquidificador, coloque as sementes de linhaça triture bem. Coloque numa taça e adicione as 6 colheres de água, misture muito bem e deixe reposar 15 minutos. Esta mistura serve para substituir o ovo. Unte uma forma pequena com óleo e polvilhe com cacau em pó.

Numa taça grande, coloque a farinha de arroz, o açúcar, o cacau, a pitada de sal, o óleo, e adicione a mistura de linhaça, a água quente, o vinagre e misture bem. Adicione o fermento e misture novamente. Coloque a massa na forma de bolo e leve ao forno cerca de 40 minutos, ou utilize o método do teste do palito. Deixe arrefecer o bolo dentro da forma durante 15 minutos. Passado este tempo pode desenformar. Deixe arrefecer completamente o bolo. Corte em 3 metades iguais.

Prepare a cobertura: Prepare 100gr de noz cortada grosseiramente, e espalhe em cima de uma folha de papel vegetal. Leve um tachinho ao lume com 150gr de açucar mascavado de cana integral com stevia até ficar em ponto caramelo. Enquanto o açucar for derretendo deverá rodar o tacho, de forma a que o açucar se distribua de forma uniforme e possa caramelizar, é importante não mexer o açucar com colher. O lume não deverá estar a alta temperatura, pois corre o risco de queimar o açucar em vez de caramelizar. Quando atingir o ponto de caramelo deverá ser vertido para cima das nozes. Deixe arrefecer e corte com uma faca por forma aplicar no topo do bolo como efeito topping.

Prepare o recheio: 180gr de queijo creme sem lactose; 40gr de manteiga vegetal; 250gr de açucar em pó

Misture bem o queijo creme com a manteiga, pode utilizar a batedeira e junte o açucar em pó. Envolva muito bem na mistura anterior até obter um creme homógeneo.

Coloque a parte de baixo do bolo no prato em que ele será servido. Espalhe o creme de forma uniforme na base do bolo. Coloque a outra metade por cima e volte a espalhar creme, e termine colocando a outra metade do bolo (topo) por cima. Espalhe generosamente por cima desta parte o restante creme de queijo. Enfeite com as nozes caramelizadas.

Leve ao frigorifico durante pelo menos 3 horas antes de servir. Apreciem os contrastes 🙂

Com Afecto,

1001Migalhas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s