Tarte de Chícharo e Avelãs

Chícharo é a leguminosa em grão cultivada desde há muitos séculos como planta forrageira, destinada ao alimento de animais ou como legume comestível em Portugal. A região do Alentejo recebeu uma forte influência desta leguminosa introduzindo-a na sua gastronomia típica. No entanto, é na região de Leiria que esta leguminosa é mais conhecida e utilizada em pratos gastronómicos até à actualidade. Rica em flavonóides, enzimas e prótidos é recomendado para pessoas que sofrem de problemas digestivos, dores nos joelhos, músculos, anemia e diabetes.

Lembro-me desde muito nova de os meus pais falarem desta leguminosa fazer parte da sua alimentação familiar e da forma como a mesma marcou alguns episódios da sua infância. O meu pai aprecia o Chícharo acompanhado de bacalhau cozido e batata-doce, por exemplo. Já a minha mãe nunca conseguiu apreciar esta leguminosa…Vamos ver se a consigo convencer a provar esta tarte 🙂

A ideia de fazer uma tarte de Chícharo surgiu com a visita de uma Senhora, natural de Mértola, à banca da 1001Migalhas, numa das Edições do Mercado Get Zen em que participámos, e que me perguntou se,… por acaso…, eu teria um bolo de Chícharo. O desafio estava lançado 🙂

Esta tarte ficou com uma consistência extremamente cremosa e aveludada. A sua camada superior ligeiramente crocante, devido à avelã incorporada e a sua base composta de bolacha de aveia cria um contraste “molinho” simplesmente delicioso.

Testem a receita (re)descubram o sabor desta leguminosa e partilhem o resultado se assim entenderem 🙂  Até já!

foto

Receita

NOTA: Antes de ser consumido, o chícharo deverá ser demolhado durante 24h. Cozer em água, sem sal, durante 30 min. Depois de cozido dever-se-á escorrer a água e retirada a casca. Reduzir o Chicharo a puré.

 Ingredientes:

BASE: 150gr de Bolacha de Aveia sem gluten, 1cl (sopa) de manteiga vegetal, 2cl (sopa) de leite de arroz.

Triture a bolacha e misture muito bem com a margarina. Adicione o leite até conseguir uma pasta para moldar. Forre com esta massa uma tarteira de fundo amovível e reserve.

RECHEIO: 150gr de frutose, 200gr de puré de chícharo,200ml de natas sem lactose, 4 gemas, 100gr de avelãs trituradas grosseiramente, 1cl de sopa de Amido de Milho

Misture bem a frutose com o puré de chícharo. Acrescente as natas, as gemas, ligando muito bem. Junte o amido de milho e as avelãs grosseiramente trituradas. Envolva muito bem. Deite o preparado sobre a massa da base e leve a forno pré-aquecido a 180° durante 30min.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s