Encharcado de Côco

Bolo, Mini bolo ou Muffin, encharcado de côco. Simplesmente delicioso e fresco para um dia quente de Verão. Enquanto a massa esta a cozer no forno o aroma espalha-se pela cozinha….que boas recordações da minha infância, das férias de Verão no Alentejo.

A recordação daqueles tempos de Verão em casa das tias e avos, com os primos a ensinar a andar de bicicleta…e a fazer travessuras às galinhas….banhos no rio, corridas até ao Poço ou passar na Casa do Povo para pedir rebuçados, que liberdade de criança!  Que aroma tão doce…..

Receita:

Ingredientes: 3 ovos o peso dos ovos em açúcar mascavado integral de cana com Stevia; o peso dos ovos em farinha para bolos sem gluten; 1cl chá de fermento para bolos sem gluten; 2 colheres de sopa de leite de coco/aveia/arroz; 2 colheres de sopa de côco ralado; 125g de manteiga vegetal

Para a calda:  300 ml de leite de coco/arroz/aveia… côco para polvilhar

Preparação: Bata a manteiga com o açúcar até ficar bem cremosa. Adicione depois as gemas e o leite e misture bem. Bata as claras em castelo e misture a farinha com o côco. Alternadamente junte as claras e a farinha com o cõco  à mistura das gemas. Unte uma forma rectangular de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque a mistura na forma e leve a cozer em forno médio (180ºC) durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozido. Deixe depois o bolo arrefecer dentro da forma e pique-o todo muito bem com um pequeno palito. Aqueça bem os 300 ml de leite e verta-o sobre o bolo de modo a que este embeba todo o leite. Ao início poderá parece-lhe que o bolo não tem capacidade para embeber todo o leite, mas é mesmo assim. Deixe arrefecer novamente e desenforme cuidadosamente o bolo colocandoo no prato de servir. Polvilhe então com côco ralado a gosto.

DSC08633

 

 

Anúncios

3 Comments Add yours

  1. João Santos diz:

    È um dos meus bolos preferidos, leve, saboroso e tem aquele…..”nao consigo parar de comer”. Muitos parabens ESTAVA delicioso 🙂

    Liked by 1 person

  2. Edyta diz:

    Excellent Coco cake! Very soft, fresh and tasty! You should also try it yourself!

    Gostar

  3. Anónimo diz:

    This is my favorite one! Absolutely fresh, delicious and healthy, of course. I just can’t stop eating it!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s